sábado, 20 de setembro de 2014

Recife assombrado

     A gente fala tanto em paisagens, construções antigas e lugares do nosso Pernambuco e esquece-se de comentar sobre os patrimônios imateriais do nosso estado. Foi conversando com uma amiga sobre o blog, que ela me contou a tenebrosa lenda da perna cabeluda. Confesso que não sou muito de acreditar em lendas, mas reconheço suas contribuições na formação cultural do nosso estado. 
Para mim foi novidade, e acredito que pra muitos pernambucanos também será, por isso, resolvi compartilhar a lenda com vocês.

Praça Chora Menino - Foto: Diário de Pernambuco

     Foi na década de 70 que surgiu em Recife a lenda da Perna Cabeluda. Conta-se que a perna humana cabeluda era uma criatura oposta ao saci, ou seja, era uma perna-sem-pessoa que surgia pulando. A perna mal-assombrada corria atrás das pessoas que vagavam nas ruas de recife e as atingia com poderosos chutes que, na maioria das vezes, iam direto ao traseiro das vítimas. Como se não bastasse, vez ou outra ela aparecia debaixo da cama de algumas senhoras enquanto o marido não estava em casa. Muitas são as explicações sobre a origem da lenda, mas assim como as demais, nada se sabe ao certo.

     Há quem não dê o mínimo valor para esses relatos assombrados, mas eles fazem parte da cultura da nossa cidade de maneira bastante significante, pois sempre trazem consigo um determinado momento histórico ou cultural vivido pela cidade, inclusive alguns lugares públicos em Recife possuem nomes de contos assombrados, por exemplo, a Praça Chora menino.

   Para quem quiser saber mais um pouco desses mistérios da nossa cidade, eu recomendo o livro “Estranhos Mistérios do Recife Assombrado” do Jornalista Roberto Beltrão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.